O que é Mat Pilates?

O Mat Pilates não utiliza aparelhos e pode ser praticado por pessoas de todas as idades

Você sabe o que é Mat Pilates e quais seus benefícios para a nossa saúde?
O método de Pilates foi criado e desenvolvido por Joseph H Pilates enquanto servia na primeira guerra mundial. Dentre suas técnicas há duas linhas de atuação, uma delas recebe o nome de Pilates (feita com aparelhos), e a outra Mat Pilates. No Mat Pilates, o treinamento é realizado no solo, enquanto que, o Pilates utiliza aparelhos específicos para este tipo de treinamento.

Neste artigo nós apresentaremos um pouco mais sobre o Mat Pilates.

Pilates com aparelhos ou Mat Pilates?

Em uma sessão de Pilates comum, os tipos de Pilates se complementam e podem ser aproveitados por todas as pessoas, mas há casos em que o instrutor deve optar entre um e outro, para o melhor aproveitamento do praticante.

Pessoas com a necessidade de resultados rápidos devem recorrer ao Pilates com aparelhos, que é considerado um treinamento bem mais pesado, enquanto as pessoas que possuem algumas limitações, devem optar pelo Mat Pilates.

Mulher praticando Mat Pilates

Pra que serve o Mat Pilates

O Mat Pilates é mais indicado para pessoas com lesões ortopédicas, que não podem exigir muito esforço da coluna, ou são incapazes de realizar movimentos complexos. Neste método o praticante conta com o auxílio do próprio peso do corpo para a execução deste treinamento.

Através  dele é possível fortalecer a musculatura, aumentar a flexibilidade do corpo, enrijecer e definir o abdômen, melhorar a capacidade de concentração, respiração, e, favorecer o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Quem pode praticar o Mat Pilates

Pessoas de todas as idades podem praticar o Mat Pilates. As crianças melhoram a capacidade motora, o equilíbrio físico e mental, e ainda adquirem imunidade contra inúmeros tipos de doenças.

Os mais velhos recuperam o equilíbrio, o fortalecimento dos músculos, a capacidade de pensar e solucionar problemas, e além da imunidade, se previnem contra doenças como diabetes, problemas respiratórios e osteoporose.

Um outro benefício muito importante destes exercícios para os mais velhos, e que não devemos ignorar, é a recuperação da confiança em si mesmos. Com o Mat Pilates eles se tornam capazes de realizar movimentos simples com maior segurança e disposição.

Você conhecia o Mat Pilates? Deixe seu comentário!

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *