Yoga

Hatha Yoga

As aulas de Hatha Yoga têm o objetivo de trabalhar as posturas (Asanas), a respiração (Pranayama) e a Meditação. Juntos, auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal através de alongamento, tônus muscular, relaxamento profundo e vitalidade. Combinando técnicas de respiração, os Asanas atuam sobre as emoções, pois a tensão e as pressões da vida diária provocam contrações musculares. Além de proporcionar bem-estar, a prática auxilia no alívio das tensões, diminui a ansiedade e inquietação, aprofunda o foco e a conexão com si próprio(a).

Vinyasa Yoga

Também derivado do Hatha, é um dos chamados estilos contemporâneos. O Vinyasa Yoga é um dos tipos de yoga mais graciosos de todos. Isso porque a sua prática se baseia na execução de posturas em flow, ou seja, seguindo uma sequência de movimentos que se juntam quase como em uma coreografia, estabelecendo um fluxo contínuo de posições.

A execução das posturas é sincronizada com a respiração, o que garante mais consciência corporal, redução do estresse, alinhamento adequado e maior equilíbrio entre corpo e mente.

Hatha Vinyasa Yoga

O Hatha Vinyasa Yoga é uma técnica de Hatha Yoga mais dinâmico, intenso e vigoroso do que o Hatha Yoga tradicional, exigindo certo condicionamento físico, por dar preferência as posturas de força e as demais técnicas estimulantes. Além das posições básicas do Yoga, são usados elementos extras de movimentos e respiração profunda que geram calor corporal. Esse calor, gerado internamente, promove a transpiração que desintoxica o corpo e ajuda a manter os músculos e articulações aquecidos, proporcionando ao praticante ganho, sobretudo de força e flexibilidade.

 Yoga Nidra

O yoga Nidra é uma das meditações mais profundas, levando a consciência dos vários níves do processo mental para um estado supremo de imobilidade e discernimento.

É uma prática muito antiga que induz o relaxamento do corpo inteiro e traz um estado de meditação profunda da consciência. Nidra significa “sono” ou “dormir” e é tão restaurador quanto o sono ou muito mais. É interessante ver como Yoga Nidra, onde, literalmente, fazer “nada”, pode fazer maravilhas para o corpo e a mente. Alguns benefícios são: Descanso e relaxamento profundo. Cura emocional, tranquilidade e foco mental. Os hormônios do estresse são reduzidos. Diminuição da pressão arterial, freqüência cardíaca e o sistema metabólico.

Yoga Integrativa

A Yoga Integrativa, ou Integrative Yoga Therapy é uma metodologia de prática de Yoga desenvolvida pelo casal Joseph e Lilian Le Page, referência mundial no ramo da Yogaterapia, e tem como princípio a Hatha Yoga com posturas, técnicas de respiração, concentração, meditação, relaxamento, flexibilidade, alinhamento e fortalecimento. O objetivo é que a prática trabalhe o equilíbrio físico, emocional e mental, a consciência e harmonização bio-psíquica, conectando e integrando cada vez mais o praticante ao seu próprio ser.

Yoga Terapêutica

A Yoga Terapia é a aplicação de técnicas do Yoga para a prevenção ou alívio das doenças mais comuns.

As práticas consistem em simples posições físicas, em exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e meditação. Assim que a pessoa aprender as técnicas adequadas à sua condição, esta deve ser capaz de, com autonomia, as utilizar em benefício da sua saúde. Ao contrário do que se possa pensar, a pessoa não precisa de ser flexível ou estar em forma para beneficiar dos efeitos da Yoga Terapia.